Colóquio - Diálogo: Brasil-Portugal
No dia 30 de Novembro de 2012, a FCH-CEE/MTC organizou, juntamente com a Universidade Globo, um Colóquio que debatia as questões culturais entre Portugal e Brasil.
No Colóquio estiveram vários professores da Faculdade de Ciências Humanas e os representantes da TV Globo.
O Colóquio começou às 9h e 45 minutos e, contou com a apresentação de Maurício Kubrusly que introduziu o tema Intercâmbio Cultural: Diálogos Brasil/ Portugal. Seguidamente, a Professora Rita Figueiras da Faculdade de Ciências Humanas debateu as questões da internacionalização e da indústria cultural, destacando Portugal e Brasil como países promissores de trocas internacionais, já desde o Passado histórico.
O Comissário-Geral de Portugal no Brasil, Dr. Miguel Horta e Costa, começou por apresentar a imagem de Portugal para o povo brasileiro e afirmando que a solução é inovar e pensar no Futuro como forma de combater a Crise. Além disso, a Cultura foi uma questão muito debatida neste Colóquio, sendo o Fado a questão mais valorizada de Portugal e, Miguel Horta e Costa, destacou a importância do mesmo no Brasil.
Posteriormente, Ricardo Pereira, o presidente da TV Globo, apresentou um dos temas que esteve no passado ligado entre Brasil e Portugal. O presidente da TV Globo, relembrou que dia 30 de Novembro, foi o ano da morte de Fernando Pessoa, uma grande personagem da literatura portuguesa e que continua a ser mitificado por muitos portugueses e brasileiros.
Mas não só a questão de Fernando Pessoa, foi apresentada por Ricardo Pereira, como também a importância e o impacto que a novela “Gabriela” teve em Portugal, após o seu aparecimento, tanto pela primeira vez, quando apareceu, há mais ou menos 100 anos, como actualmente, que fizeram um Remake que permitiu que a novela em Portugal fosse novamente um fenómeno de audiências.
Após esta apresentação, decorreu o visionamento de um vídeo acerca da Rede Globo e o seu contributo tanto no Brasil como no resto do Mundo.
Por fim, a Prof.ª Dr.ª Isabel Capela Gil, Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa apresentou os principais elos de ligação entre o Brasil e Portugal, e novamente deu destaque às indústrias culturais e à sua importância nas trocas internacionais entre Portugal e o Brasil.
Foi de facto, um Colóquio muito interessante, principalmente, porque foram debatidas questões sobre a Cultura e, sendo a Cultura a identidade de um país, é importante dar-se especial atenção a esta vertente que tanto contribui para o engrandecimento dos países, como Portugal e Brasil.